O que é SSP?

Você já parou para pensar nas campanhas publicitárias feitas no auge da televisão brasileira, entre os anos 90 e 2000? Os milhões de reais envolvidos nas transações eram negociados por grandes managers do mercado da publicidade que gastavam muito dinheiro para divulgares suas empresas.

Na internet, isso também não era diferente. Na verdade, até hoje você e qualquer outra pessoa pode negociar espaços publicitários com qualquer site do Brasil entrando em contato e solicitando o mídia kit.

Mas este modelo de negociação, além de ser mais caro, se tornou mais demorado e inacessível, fazendo com que até mesmo os portais e blogs optem pela mídia programática, graças à facilidade.

Se você já é um publisher, deve estar acostumado com este termo que ainda não foi tanto explorado. No entanto, segundo dados da plataforma Statista, estima-se que em 2021, foram gastos mais de US$ 150 bilhões em publicidade programática, prova de que o mercado está borbulhando e gerando muita renda para donos de sites e também para empresas.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, mais de 80% da compra de publicidade feita na internet é efetuada de forma programática.

São muitos os caminhos percorridos para que o bloco de anúncio chegue até o usuário que está navegando na internet. Neste artigo vamos falar sobre um dos mais importantes software que faz parte destes: a SSP.

O que de fato é uma SSP?

Para entender como funciona uma SSP (Supply Side Platform), você precisa saber que ela é uma plataforma de fornecimento de impressões publicitárias para editores de sites e publishers. De uma só vez, elas vendem impressões para milhares de páginas com usuários que possuem potencial de compra. Os lances dados no real em tempo real através do leilão online (Real Time Bidding) que ocorre são feitos em tempos intervalados. O anunciante que der o maior lance vence.

Dessa forma, as SSPs conseguem otimizar os gastos de seus clientes e conseguir os melhores espaços publicitários para que ocorra a conversão de compra por parte da pessoa que está navegando na internet.

A Amazon, um dos maiores marketplaces, do mundo possui sua própria SSP, que acessa o inventário de uma série de editores, facilitando o trabalho dos compradores de anúncios.

Qual a sua importância para o ecossistema programático?

Como falamos anteriormente, a SSP é um software que está ligado ao complexo ecossistema da mídia programática. Ela faz a ligação entre o anunciante e o publisher, que são as mais importantes peças para que as negociações ocorram.

Vale ressaltar que ainda existem outros softwares tão relevantes quanto para o funcionamento deste fluxograma, como as Ad Exchanges, DSPs, Ad Networks e mais.

O que de fato é mídia programática?

A mídia programática é uma estratégia que ajuda a otimizar os investimentos e alcançar melhores resultados dos anúncios utilizando algoritmos e tecnologias avançadas, tornando-os relevantes para a segmentação de cada indivíduo específico.

Há alguns anos, o processo para a realização dos anúncios no espaço digital era feito através de negociações individuais, personalizadas e, por muitas vezes, fazendo o uso de recursos manuais que eram lentos e tomavam muito o tempo de seus anunciantes.


Para tornar esse processo mais preciso e efetivo, a mídia programática surgiu para possibilitar que as marcas façam esse caminho de forma automatizada e em tempo real, permitindo a compra de espaço publicitário em sites de toda a internet.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com pessoas que se interessam por essa área tão relevante e importante do mercado digital. Confira também nossas outras postagens para ficar por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo da programática