Ecossistema da Mídia Programática e o Publisher

O termo mídia programática está ganhando notoriedade entre os assuntos mais modernos da tecnologia.

A facilidade com a qual empresas de pequeno, médio e grande porte têm de comprar mídia de anúncios online e exibi-los ao público desejado existe justamente graças à mídia programática.

O metódo revolucionário ajudou a resgatar grandes veículos de mídia de crises e alavancou pequenos sites e criadores de conteúdo por sua acessibilidade.

Anteriormente, para conseguir monetizar o seu site ou até mesmo recrutar anunciantes, era necessário etrar em contato direto com estes e fechar um acordo estipulado em valores fixos.

Apesar dessa métrica ainda existir e ser muito utilizada pelos principais veiculos de comunicação do mercado, principalmente para conseguir valores ainda maiores, ela deixou de ser viável por conta da burocracia que está inserida em todo o contexto.

Afinal, o que é mídia programática?

Basicamente é a estratégia automatizada de compra e venda de mídia de anúncios online, na busca de resultados mais assertivos de exibição ao público alvo.

O fluxograma é muito mais complexo do que você imagina e abrange muito mais pessoas, empresas e estratégias do que somente as ferramentas oferecidas pelo Meta, consideradas as mais conhecidas do mercado.

Ele ocorre através de um leilão online, onde as empresas que desejam anunciar em determinado nicho ou palavra-chave, através de um trabalho de algoritmo realizado pela empresa de DSP (Demand Side Plataform) contratada, indentificam quais são os espaços piblicitários que mais estão em alta para exibição de sua peça publicitária.

Dessa forma, dependendo do teto de orçamento solicitado por cada empresa, ela pode concorrer a impressão do anúncio ao usuário. Tudo isso é feito online e de forma programada.

Com toda a facilidade trazida pela mídia programática, empresas de todos os nichos e segmentos passaram a insvestir pesado anúncios online, graças á efetividade e também à rapidez com que as informações chegam até o cliente.

Isso não somos nós que estamos dizendo, mas sim os dados do mercado. Uma pesquisa feita pela IAB Brasil (agência de marketing), em 2016, o mercado da programática movimentou R$ 1,9 bilhões, enquanto em 2018, somente dois anos depois, o número ultrapassou R$ 16 bilhões. Impressionante, não?

Qual a importância da mídia programática para os publishers?

Você já deve ter ouvido falar por aí que qualquer pessoa que tenha um bom trabalho na internet pode ganhar dinheiro somente trabalhando de casa, não é mesmo? Bom, não estamos aqui para discutir essa frase, tampouco dizer que qualquer um pode ficar milionário escrevendo na internet.

Mas o fato é que a mídia programática possibilitou os publishers (donos e escritores de sites) a monetizarem o seu trabalho de forma simplificada e viverem somente do conteúdo que criam na web.

Termos técnicos que você precisa saber para entender sobre a mídia programática

DSP (Demand Side Plataform)

Nada mais é do que a plataforma utilizada para a realizar a compra do espaço de publicidade.

É lá que o anunciante configura sua campanha para alcançar o público-alvo de forma efetiva.

SSP (Supply Side Plataform)

A SSP é utilizada para realizar a venda do inventário de mídia.

DMP (Demand Management Plataform)

A DMP é a plataforma que possui parceria com diversos veículos de comunicação e portais online. Um bom exemplo de DMP é o Google e até mesmo o Taboola.

Ela é a responsável por elaborar todas as estratégias para que a campanha de publicidade do cliente possa ser assertiva e se entregue ao nicho solicitado.

As DMPs também são responsáveis por monitorar os usuários atráves dos cookies e outras ferramentas.

Ad Exchange

Lembra sobre o leilão em tempo real que é um dos pilares da mídia programática que comentamos no início deste artigo? Pois é, ele atende pelo nome Real Time Bidding (BTR) e ocorre dentro do mercado online de inventários das Ad Exchanges.

Elas são as responsáveis por armazenar os inventários dos sites que desejam exibir anúncios para monetizar suas páginas.

Tranding Desk

Basicamente são as negociações das operações feitas pelas DSPs, que há todo momento, procuram otimizar os valores e os investimentos feitos pelos clientes que anunciam na internet.